Casa Liang / Atelier ArchFAN

Casa Liang / Atelier ArchFAN - Fotografia de Interiores, Prateleira, Janela, VigaCasa Liang / Atelier ArchFAN - Fotografia de Interiores, MesaCasa Liang / Atelier ArchFAN - Fotografia de Interiores, PilarCasa Liang / Atelier ArchFAN - Fotografia de Interiores, Janela, MesaCasa Liang / Atelier ArchFAN - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Atelier ArchFAN
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  274
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Haiting Sun
  • Arquiteto Responsável: Zixun Zhong
  • Equipe De Projeto: Ling Li,Jieyuan Xue
  • 施工方: Chengdu Jichu Construction Engineering Co.
  • Cidade: Cheng Du Shi
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Casa Liang / Atelier ArchFAN - Fotografia de Interiores, Prateleira, Janela, Viga
© Haiting Sun

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto abrangeu a reforma do último pavimento de uma casa ao longo do Segundo Anel Viário de Chengdu, localizado em uma área residencial desenvolvida em 2004. No início do milênio, o mercado imobiliário ainda não havia adquirido uma forma definida, o processo de desenvolvimento imobiliário não estava completamente estabelecido, e o modelo padronizado de produção ainda não havia se consolidado. As incorporadoras de pequeno e médio porte até mesmo idealizaram lotes, e seus produtos apresentam uma postura raramente vista nos 20 anos seguintes. A "Shanghe City" no rio Funan, em Chengdu, é um exemplo. Desenvolvida em 2003, o complexo residencial de vários pavimentos tem o térreo elevado para dar lugar ao espaço público. Uma pequena galeria de arte também foi projetada na área residencial. A comunidade onde o projeto está localizado também é um produto especial desse período.

Casa Liang / Atelier ArchFAN - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© Haiting Sun
Casa Liang / Atelier ArchFAN - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Haiting Sun
Casa Liang / Atelier ArchFAN - Imagem 19 de 21
Planta Pavimento Térreo

As pessoas que entram na comunidade pela primeira vez tem uma impressão surreal. A arquitetura e a paisagem não tem o modelo tradicional de comunidades residenciais. O desenho urbano não atende à padronização e às regulamentações estabelecidas, nem se baseia no princípio de dar prioridade à eficiência. Desde o layout da unidade até o projeto da fachada externa, não há como copiar um modelo padrão. Toda a comunidade tem uma aparência única e revigorante devido à sensação de alienação criada pela diferenciação, que parece estar cheia de vitalidade devido à sua sofisticação despretensiosa.

O projeto é para uma família de três pessoas. O proprietário está envolvido com publicidade e também é um artista independente e profissional de bem-estar público. Eles retornaram de Pequim para Chengdu e viram essa casa quando estavam definindo um lugar para morar. A família ficou comovida com o layout estranho e as possibilidades de formas não padronizadas e nos convidaram para construir juntos essa residência no último pavimento. O projeto considera e delibera principalmente a partir de três aspectos: espaço social, atmosfera de convivência e estilo de vida.

Casa Liang / Atelier ArchFAN - Fotografia de Interiores, Mesa
© Haiting Sun
Casa Liang / Atelier ArchFAN - Fotografia de Interiores, Prateleira, Viga
© Haiting Sun

Espaço social. O projeto cria um espaço social efetivo ao expandir o plano e a verticalidade da casa original. A renovação urbana se concentra principalmente em edifícios comerciais antigos ou em fábricas antigas, enquanto muitos edifícios residenciais foram negligenciados. A maioria das reformas residenciais tradicionais são reformas de fachadas externas baseadas no estilo, comumente conhecido como "vestir e usar chapéus", que apresenta uma aparência de construção limpa e uniforme, mas também traz alguns efeitos colaterais. A unidade mecânica das fachadas dos edifícios e placas comerciais na parte inferior do quarteirão é monótona e tediosa, perdendo a vitalidade urbana trazida pela diversificação. Em alguns casos, foi adotado o método de fechar uniformemente as sacadas para reduzir a possível "poluição visual", de forma que os moradores perdem a possibilidade de secar roupas nas sacadas e observar. A transformação do estilo se concentra na perspectiva da cidade, e os edifícios residenciais são vistos como a paisagem a ser vista, ignorando os sentimentos pessoais dos ocupantes, a mudança não melhora substancialmente o ambiente de vida prático dos ocupantes. Na reforma de projetos residenciais, temos um ponto de vista simples: ampliar ao máximo a área útil, uma área de maior atuação e mais efetiva é a base para uma vida ideal.

Casa Liang / Atelier ArchFAN - Imagem 21 de 21
Axonométrica Explodida
Casa Liang / Atelier ArchFAN - Fotografia de Interiores, Viga, Janela
© Haiting Sun
Casa Liang / Atelier ArchFAN - Fotografia de Interiores, Pilar
© Haiting Sun

O projeto se esforça para expandir o escopo de uso do espaço e otimizar sua eficiência de uso sob a premissa da segurança estrutural, redes de tubulação de água e eletricidade ajustáveis, localizações de pontos e relações harmoniosas com a vizinhança.

Varanda fechada - Fechar a varanda original, fácil de sujar e difícil de limpar para ampliar o escopo de áreas sociais.

Demolição de lajes de piso - remover as lajes do telhado parciais e projetar escadas internas para conectar os pavimentos superiores e inferiores, a fim de melhorar a acessibilidade do espaço superior, melhorando assim sua eficiência.

Reconstrução e expansão de casas pré-fabricadas - reconstrução e expansão das casas pré-fabricadas com telhado original para configurar um ambiente mais seguro no ático, substituindo a função da varanda fechada no pavimento inferior por um jardim na cobertura e melhorando a eficiência do espaço.

Casa Liang / Atelier ArchFAN - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Pia, Janela, Viga
© Haiting Sun
Casa Liang / Atelier ArchFAN - Fotografia de Interiores
© Haiting Sun

Atmosfera social. O projeto cria uma atmosfera relaxante ao separar os materiais originais da casa. O tom é dominado pelo preto, branco, cinza e madeira. A madeira é presente no mobiliário fixo, armários, portas e paredes leves recém-construídas. O cinza está nos pisos de concreto e nas vigas e pilares originais da construção. O branco está presente no teto, na parede e em alguns armários fixos. O preto aparece nos elementos, como escadas, corrimãos e caixilhos de portas. A lógica dos materiais, das vigas e colunas, às lajes e paredes, armários e componentes fixos, configura um sistema visual natural e descontraído.

Casa Liang / Atelier ArchFAN - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Haiting Sun

Estilo de vida. O projeto cria um estilo de vida interessante ao remodelar a circulação da casa original. O conceito original da sala de estar solidificada não atendia aos requisitos de estilo de vida do proprietário, que esperavam ter um espaço abrangente que unisse relaxamento, interação social, trabalho e lazer. O projeto redefine a relação entre o uso e a circulação de cada parte da casa original, criando um espaço social mais fluido, aberto, amplo e individual, para transmitir um estilo de vida multifacetado. A cozinha e a varanda estão conectadas para configurar um espaço permeável que integra o jantar e a cozinha. O quarto de hóspedes original e o quarto principal foram reorganizados e projetados em um hall de entrada aberto, na sala de estar e no quarto infantil com mezanino. O pavimento superior une as funções de estúdio e academia e foi projetado como um salão flexível que pode ser dividido ou integrado. As funções temáticas são conectadas em série por passarelas ou escadas para formar um ambiente interno com charme, oferecendo várias possibilidades internas.

Casa Liang / Atelier ArchFAN - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Haiting Sun
Casa Liang / Atelier ArchFAN - Fotografia de Interiores, Janela
© Haiting Sun

A reforma levou cinco anos para ser finalizada. Durante este processo relativamente longo, não houve muitos ajustes no projeto. O projeto se concentrou em questões básicas, como espaço e atmosfera social e estilo de vida, que podem suportar o teste do tempo e resistir ao teste da vida.

Casa Liang / Atelier ArchFAN - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Haiting Sun

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Liang / Atelier ArchFAN" [Liang House / Atelier ArchFAN] 22 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006856/casa-liang-atelier-archfan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.